terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ando a ler um livro fabuloso. Numa das muitas excelentes passagens descobri esta: "...Se há coisa que não tolero é a mentira, a falsidade e a hipocrisia. Os mentirosos vestem-se de coloridas roupas, como as penas de um pavão em plena corte. Ludibriam perigosamente a sua presa que, cega, se entrega e rende acreditando...".
O meu pai é o meu mestre. Dele herdei o sentido da justiça e da honestidade. Por isso quando li esta passagem me apeteceu escrever sobre ela. Porque mais perigosos que os assassinos, são os mentirosos, que nos assassinam a alma.
E no entanto, eu sigo acreditando. Acredito sempre. Continuo a ter fé no Ser Humano. Por muitos "assassinos de almas" que eu já tenha encontrado no meu caminho, continuo a acreditar.
Lembro-me de o meu pai me dizer que eu era transparente e para eu ser sempre eu. E por isso me faz tanta confusão quem o não é.

6 comentários:

Pedro Sardo disse...

É por isso que digo sempre: "fujam de quem parece doce e inofensivo; tranquilo e equilibrado...mais cedo ou mais tarde, fará algo que nos surpreenderá para a vida". Os mentirosos são assim mesmo: fazem-no pela "calada".
Nada como gritar, quando estamos furiosos; berrar, quando nos sentimos injustiçados; gesticular, quando estamos nervosos e, sempre, mas sempre, soltar as palavras que nos vão na alma. Isto sim, é ´ser transparente e, melhor que tudo: não magoa!

Beijo, minha querida

Anónimo disse...

Aposto que descobriste alguma coisa que nunca te passou pela cabeça que pudesse acontecer!

É a boa da vida, amiguinha.
Bem-vinda ao mundo real

Ana
Beijos ;-)

Vocas disse...

Obrigada, Pedro.
Eu sou muito assim, mostro muito facilmente aquilo que gosto com grandes gestos de afecto e o que não gosto, muitas das vezes "berrando" e partindo a loiça toda, como tu dizes...
Mas o que é certo é que não engano ninguém. O que sou, está à vista de toda a gente.
Beijos

Ana! Há muito tempo que não tinha notícias tuas,amiga!
Desta vez estás enganada...foi mesmo a leitura do livro que me fez dissertar sobre o tema.
Beijinhos

Anónimo disse...

Boas Voquinhas,pois cá o maluco do teu amigo Rui, não pensa nada assim em relação ao belo do pavão.
O que seria da terra sem estes animais que preenchem as nossas paisagens e lhe dão o colorido de todas as paletes.
Até um Dom Juan..quantas donzelas não foram bafejadas pelo toque deste encantador animal.
A maior parte delas não leva mais nada desta vida se não a história vivida nestas passagens.
Já agora o pavão na feira do Pinhal Novo esta a 95€ o especime macho, já a femea trazes duas pelo mesmo valor.

Beijos amiga
Rui

Anónimo disse...

Querida amiguinha
O teu pai tem toda a razão: tu és transparente! Quem tem o prazer de privar contigo desde há muitos anos, sabe o quanto és verdadeira e leal. A mentira nunca fez parte daquilo que defendes e que tão bem transmites aos teus filhos. Terás os teus defeitos (como todos nós), mas ser mentirosa, não é, seguramente, um deles. Talvez por isso te perturbe tanto quem o possa ser; talvez por isso, também, gostemos tanto de ti e daquilo que, diariamente, nos dás delicadamente, sem esperar nada em troca.
E eu, como teu amigo, desejarei sempre ter-te ao meu lado, assim, exactamente como és; exactamente como te via o teu pai.

Grande beijo
Miguel

Vocas disse...

Rui: só tu! O pavão macho a 95€ e a fémea a metade...estás a ver? Os mentirosos são mais caros... enganam bem... Bjs

Miguel, palavras para quê? Conheces-me bem.
Bj