segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Faz hoje 6 meses que o meu pai morreu. Desde então tem-se tornado cada vez mais difícil lidar com perdas irreversíveis. A morte do meu pai fez-me sentir na pele uma revolta contra o tempo, que nos rouba definitivamente momentos bons e felizes, para sempre intocáveis. Acordo muitas vezes a chorar por esses momentos.
Há dias, em conversa com uma amiga, dizia-me ela aquelas coisas sensatas que toda a gente diz nestas ocasiões: que eu tinha que me sentir feliz por todas as coisas boas que se passaram... que me devia sentir grata e enriquecida por terem acontecido... e que talvez não fosse má ideia tomar um antidepressivo para dar um empurrãozinho...
Quando lhe estava a responder, aconteceu uma coisa muito engraçada... Comecei a frase assim: "Sabes, desde a VIDA do meu pai... (...???!!!), ...ops...desculpa... queria dizer desde a MORTE do meu pai que..."
Acontece que nada é por acaso nesta vida e fez-me pensar que realmente os últimos tempos de vida do meu pai eram mais uma morte. E que se calhar, agora, onde quer que ele esteja se sentirá mais vivo e feliz. Quero acreditar que sim.
No entanto, não há remédio que apague a dor da saudade. Sofremos sempre, não por aquilo que se viveu, mas por tudo o resto que foi sonhado e nunca se cumpriu.
Obrigada, pai! Por continuares a ensinar-me que cada minuto é precioso. E que o amor não foi feito para se guardar numa caixa, mas sim para se espalhar. Bem como o sorriso e o peito puro!
Beijo à esquimó.

7 comentários:

TuniKKa disse...

Há quem diga que a vida terrena é apenas uma viagem por aqui, para que cada um de nós cumpra uma missão. Se assim for, a do teu pai foi exemplarmente cumprida e isso está traduzido em todas as tuas palavras de amor e de carinho por ele. Sê forte, olha à tua volta e sente a vida, recordando sempre com um sorriso todos os bons conselhos e ensinamentos que te transmitiu. Se é verdade que há vida para além da morte, deve ser assim que ele quer que hajas. Ver-te feliz!
Beijinhos

Anónimo disse...

A morte de um Pai não tem palavras, a vida sim ! palavras, fotos, filmes e uma presença inexplicavel que nos acompanha e nos impéle a ser melhores.
Força Princesa
Rui

Anónimo disse...

AJA (...) Deus....

TuniKKa disse...

O anónimo "agiu" bem...

ibis disse...

24 de julho...
24 de agosto...
estive a ver os seus posts.
Gostei de si á brava.
Tambem já perdi meu pai.
Repare nas coincidencias na sua vida.
Só lhe posso dar isto.
E um abraço grande.

Vocas disse...

Olá "Ibis"!
Gostava de perceber melhor essa parte das coincidências na minha vida... Dá para explicar?

ibis disse...

VOCAS :
Dá pra explicar sim,mas agora não posso dispender de tempo.
Juro que num proximo post seu eu volto ao assunto e explico qualquer coisa mais,ok?
Mas não fique muito na espectativa porque ,eu não sou ninguem especial.Ás vezes parece-me que até sei umas coisas...sei lá.
Posso-me enganar.
É apenas a vontade de ajudar os outros.
Tem muito a ver com aquela ideia de "não há coincidencias"
e
"a coincidencia é a forma anónima que Deus tem de se manifestar".
Acho que se voçê reparar bem vai ver e intuir que há certos padrões que ás vezes nos acontecem e se repetem como que a querer dizer algo.
Ora essa resposta só nós a temos quando tentamos descobri-la lá bem nas profundezas de nós.
--O que é que isto quererá dizer?
Como daquela vez em que que disse algo tipo:
"o meu pai em vida" no lugar de "o meu pai na morte".E depois de repente...percebeu algo,certo?
Chau miga.
Tenho mesmo que ir.
Beijo e muita Paz.
(parece que até já expliquei umas coisitas.)