domingo, 9 de novembro de 2008

Alguém devia dizer à Senhora Ministra da Educação que a escravatura em Portugal foi abolida em 1869 (facto de que muito me orgulho, sendo portuguesa, uma vez ter sido dos primeiros países a decretar esse princípio nobre).
Talvez alguém o devesse dizer também ao mui nobre Primeiro Ministro, principal mentor e ditador desta reforma educativa a que a sua Ministra obedece cegamente, enquanto sua "empregada".
É que os professores estão a ficar cansados. Mesmo muito cansados. De tantas reformas, umas atrás das outras, que vão minando o Ensino em Portugal cada vez mais.
Estão a ficar revoltados "à séria", porque se sentem "escravos do papel", escravos de horas perdidas em relatórios ridículos e grelhas amorfas, obscenas e impraticáveis. Escravos de uma política economicista e tecnocrata. Escravos de uma postura "anti-docente" praticada por este governo que os desrespeita.
Os professores querem ser livres para poderem fazer aquilo que escolheram fazer: Ensinar a Aprender.
Ontem naquela manifestação de 120.000 professores não pude deixar de pensar numa coisa: estavam ali reunidos muitos licenciados, muitos mestrados e até muitos doutorados...com tanta sapiência unida, saberemos concerteza "desalgemar-mo-nos"...
Alguém devia avisar a Senhora Ministra...

2 comentários:

Maguetas disse...

Minha querida... acho que vocês já o estão a dizer. É impossível permanecer alheia/o a tais expressões de descontentamento, penso eu (na minha ingenuidade?). Por mim, farei o possível por sensibilizar os não-docentes como eu (porque considero que todos somos ou seremos afectados por estas políticas "cegas") e difundir esta ideia de responsabilização partilhada, em que acredito piamente! Afinal, não vivemos num estado dito "democrático"?
Um beijo pela coragem...
P.S. - Que desenho tão giiiiiiiiiro... ;)

Anónimo disse...

Minha amiga...quem diria que a par com essa alma doce e sonhadora morava um espírito lutador e cheio de coragem para reivindicar aquilo em que acredita? Deve ser por isso que as pessoas se apaixonam por ti...